A Análise de investimentos é uma ferramenta muito importante para qualquer pessoa que está pensando em começar a investir em busca de um determinado objetivo, de preferência com prazos maiores do que um ano. O objetivo desta Analise é sempre tentar procurar uma forma de investimento que faça com que as pessoas recebam o retorno que esperam e que precisam para a concretização de um determinado objetivo.

analise de investimento


        A análise de investimentos, assim como qualquer outro tipo de análise, fundamentalmente vai precisar recolher a maior quantidade de informações possíveis para que as pessoas tenham, como base, entender o que precisam para chegar ao lugar que querem estar ao final de um período pré-determinado.


Como fazer análise de investimentos


        A análise de investimentos deve ser feita com base em algumas etapas que devem ser seguidas pelos possíveis ou futuros investidores.

        A primeira dela é a definição de um ciclo de vida para este projeto, que sempre vai variar e depender do objetivo final do investidor. Por exemplo, se as pessoas estão querendo arrecadar fundos pelos próximos 5 anos, então no final deste período o projeto simplesmente vai deixar de existir, sendo assim será necessário fazer uma nova avaliação.

        Depois disso é importante que a pessoa faça uma estimativa dos investimentos que serão realizados. Na maioria dos casos a analise de investimentos não consegue realmente ter uma estimativa real e concreta do que realmente será gasto em todo o processo, mas é importante que ela chegue o mais próximo do que realmente poderá ser gasto.

        As estimativas também devem ser feitas com relação as entradas e saídas de recursos durante toda a fase do projeto. Esta é uma informação muito importante na hora de se fazer uma análise de investimentos, porque vai permitir que as pessoas consigam fazer uma solicitação de dinheiro para manter este fluxo de caixa operando. O valor residual, que é o dinheiro que será considerado na data do encerramento do fluxo de caixa projetado também deve ser definido nesta etapa do projeto.

        Existe uma diferença importante entre o custo do capital e a demanda de investimento, e esta diferença precisa também estar descrita na Análise de investimento. Por exemplo, para que a pessoa faça um investimento de uma quantia X, ela terá que ter X de capital. E este capita sempre terá um custo. Se for recursos de financiamento, a empresa terá que pagar juros em cima do valor retirado. Se for retirado do caixa, este dinheiro deixará de estar no fluxo de caixa e vai deixar de pagar dividendos aos acionistas, etc.

        Além disso, a análise de investimentos também deve prever o que vai acontecer durante a duração do projeto como uma forma de conseguir acompanhar a movimentação financeira que está acontecendo na empresa, bem como tentar também corrigir qualquer rumo errado que o projeto venha a ter. Por isso é muito importante que esta análise de investimentos, que não deixa de ser um grande projeto, esteja sempre bem detalhada.