Os investidores mais experientes ou os que estão começando a sua vida neste ramo agora, mas que já começaram a investir o seu tempo na busca por informações sobre as melhores e mais rentáveis formas de conseguir retorno financeiro já devem ter ouvido falar na expressão grupo de investimento. Mas, afinal de contas, o que é um grupo de investimentos?

Saiba mais sobre Grupo de Investimento


        Um grupo de investimentos nada mais é do que uma reunião de pessoas que possuem interesses em comum no que diz respeito à aplicação do seu dinheiro e também nas expectativas de retorno e lucratividade. Um grupo de investimento também pode ser chamado de clube de investimento, sendo que basicamente os dois são as mesmas coisas. 

        Muitos especialistas defendem que um grupo de investimento possa ser uma das formas mais simples e fáceis para as pessoas que estão começando a investir para realmente ter a chance de ganhar mais dinheiro em cima de dinheiro em cima do que está aplicando. 

Características do grupo de investimento

        Existem algumas características interessantes sobre o grupo de investimento, ou clube de investimento, que precisam ser conhecidas para que a pessoa consiga realmente avaliar se esta modalidade pode ser interessante para ela de acordo com o seu perfil e com o que se espera dos investimentos que estão sendo feitos. 

        Basicamente um grupo de investimento pode ser feito unicamente por pessoas físicas, sendo que nenhum tipo de CNPJ pode ser inserido naquele grupo. Além disso um grupo de investimento pode ser considerado como uma associação sem personalidade jurídica. Todo o patrimônio que será investido virá diretamente das pessoas que participam do grupo, sem participação de empresas. 

        Este grupo geralmente se reúne com o objetivo de investir no mercado de capitais, e por isso ele acaba tendo como principal função fazer com que todos os seus membros lucrem. É importante também que um grupo de investimento seja formado por pessoas que tenham mais ou menos os mesmos objetivos e a mesma forma de se pensar em termos de investimentos. Se houver muita discrepância entre os métodos dos membros do grupo, dificilmente as pessoas vão conseguir ganhar dinheiro utilizando o poder da união dos investidores. 

        Além disso, todo o grupo de investimento deve ter um líder, que também poderá ser chamado no mercado de capitais como gestor. O papel dele será o de basicamente gerir os fundos e os investimentos para todas as pessoas que fazem parte do grupo. Nem sempre um gestor será um dos membros do grupo de investimento, sendo que em alguns casos os investidores poderão contratar uma empresa que ofereça os serviços destes profissionais para que possa tomar conta dos recursos. 

Reunindo um grupo

        Um grupo de investimento pode ser feito com pessoas que tenham relações entre si, como parentes ou amigos, sendo que esta é uma das formas mais conhecidas. Mas existem também algumas empresas que foram grupos de investimento juntando pessoas que não se conhecem mas que tenham objetivos e pensamentos em comum. Estas opções são as mais recomendadas para as pessoas que não possuem parentes ou amigos próximos que queiram realizar investimentos.