A poupança gera diferentes reações nos brasileiros. Muitas pessoas continuam investindo na poupança como uma forma mais segura de se guardar dinheiro. Por outro lado, ela constantemente é duramente criticada pelos especialistas e economistas, dizendo que a poupança não pode ser considerada como um investimento principalmente por causa do pouco retorno que ela apresenta em termos de juros em cima do recurso acumulado. 

poupança


        A poupança ainda é a mais utilizada e também a que os brasileiros mais confiam. Mesmo depois do duro golpe que este meio sofreu, quando o presidente Fernando Collor de Melo acabou congelando todos os recursos que estavam sendo mantidos nas poupanças dos brasileiros como uma tentativa desesperada de tentar controlar a inflação, os brasileiros continuam apostando nesta forma de guardar dinheiro e conseguir ganhar um retorno em cima dele. 

        Mas apesar dos rendimentos serem realmente mais baixos do que a maioria dos investimentos, a segurança de dificilmente alguém perder o seu dinheiro por causa de uma operação mal pensada ou por causa de uma forte crise economiza chama a atenção de quem deseja ter o seu dinheiro a salvo. 

        Mas existem algumas outras situações que a poupança realmente ainda é a mais recomendada. 

Altas dos juros

        Recentemente as regras de rendimento da poupança no Brasil foram alteradas, estando diretamente relacionada com a taxa de juros SELIC que é fixada no Brasil. Quando esta taxa de juros aumenta, o crédito para o consumidor pode ficar mais caro, mas os rendimentos do dinheiro que é guardado na poupança também passa a ser maior de acordo com as novas resoluções. Assim, aproveitar o aumento da taxa de juros realmente pode ser um bom negócio quando a pessoa está pensando em investir na poupança. 

Projetos a médio prazo

        A poupança se mostra extremamente eficiente quando a economia de dinheiro é feita para a realização de projetos de médio prazo, entre 3 e 5 anos. Isso porque é neste período que realmente os rendimentos da poupança começam a aparecer. 

Melhor que renda fixa

        Economistas acreditam ainda que a poupança atualmente consegue ser a melhor opção para os investidores que estão pensando em escolher entre esta modalidade de investimento e os títulos de renda fixa. Neste caso, o que realmente acaba puxando a poupança para cima e dando mais vantagens para esta forma de investimento é fato de que não existe tributação. Ou seja, os investidores não precisam ficar pagando impostos em cima deste dinheiro que se encontra depositado na poupança. 

        Em média a poupança no Brasil consegue entregar, em termos de rendimentos, cerca de 6,7% anuais, o que representa um rendimento baixo se for comparar com outras formas de investimento semelhantes, mas que realmente acaba sendo muito interessante justamente pela falta de tributação. Esta é uma informação que as pessoas acabam não se preocupando muito na hora da decisão entre um investimento e outro, e na hora da declaração do imposto de renda acaba levando aquele susto. 

        Portanto, se você realmente acredita na poupança, não tenha medo. Ela pode ser rentável sim!