A bolsa de valores não está apenas em uma cartilha com inúmeras outras opções de investimentos que podem ser feitos por pessoas comuns. Também está inserida no imaginário coletivo. Afinal de contas, inúmeras vezes vimos o ambiente conturbado de uma bolsa de valores, com pessoas gritando umas com as outras e falando aos telefones, fazendo gestos que somente os envolvidos entendem. 

bolsa de valores


        Hoje em dia o processo do pregão no Brasil e em grande parte do mundo está completamente informatizado, e não existem mais ambientes tão conturbados. Mesmo assim, a bolsa de valores continua funcionando.

Bolsa de valores: O Começo

        Tudo começa quando uma determinada empresa decide abrir o seu capital. É uma forma de conseguir capitalizar dinheiro. Ou seja, as pessoas pagam para que tenham direito as participações financeiras da companhia. No lucro, todo mundo ganha, mas nos prejuízos os acionistas também saem perdendo. 

        Entre as empresas que estão lançando suas ações e os investidores existem as empresas credenciadas para realizar todas estas operações de compra e venda. Para que o investidor possa realmente comprar um pedaço desta companhia, é necessário passar por estas empresas. 

        Hoje em dia praticamente todas as negociações são feitas no chamado pregão eletrônico, pela internet. Os investidores possuem acesso as ferramentas que conseguem regular o mercado, e assim podem comprar e vender ações. 

Começando a investir

        Para começar a investir na bolsa de valores, basta procurar uma empresa credenciada, sendo que geralmente são instituições financeiras como os bancos que acabam oferecendo as maiores vantagens. Os clientes poderão optar em deixar com que o banco defina a melhor forma de investimento que deve ser feito na bolsa de valores, ou os clientes poderão decidir quais as ações de empresas serão compradas. 

Riscos e Vantagens

        Os riscos e as vantagens basicamente está na forma como o investidor vai encarar o mercado de bolsa de valores. As pessoas poderão ganhar dinheiro, ou as pessoas poderão perder dinheiro, basicamente na mesma proporção. 

        O rendimento chega aos investidores da bolsa de valores através da venda das ações. Falando de uma forma muito simples, se a pessoa conseguir vender as ações de uma empresa por um preço maior do que elas custaram no momento da compra, então estará ganhando dinheiro. Caso contrário, poderá perder dinheiro. 

        O que faz as ações se valorizarem ou desvalorizarem são vários fatores e estão relacionados ao conjunto de fatores do mercado. Notícias, especulações, crises, etc. Tudo isso pode fazer com que as ações de uma determinada empresa na bolsa de valores despenque. Quando investidores começam a vender muitas ações de uma determinada empresa, ela se desvaloriza ainda mais. 

        Para começar a investir na bolsa de valores, os interessados poderão confiar seus recursos para uma empresa que realize este tipo de serviço, ou tentar arriscar suas compras sozinho. Neste caso, é muito recomendado investir em alguns curso disponíveis que preparam e ensinam os investidores a terem mais segurança na hora de comprar ações. Existem ainda simuladores da bolsa de valores que também podem ajudar muito na hora do aprendizado.