Quando as pessoas começam a pensar sobre investimentos que serão feitos com o dinheiro que ela está conseguindo separar, geralmente ela acaba pensando que terá que escolher apenas um local para depositar todos os recursos. Mas existem algumas formas de conseguir diversificar seus investimentos, fazendo com que em uma mesma aplicação a pessoa esteja investindo e cenários diferentes, onde o risco e reduzido e a possibilidade de ganhos é um pouco maior do que os investimentos mais comuns ou tradicionais. Estes basicamente são os fundos de investimentos.

fundos de investimentos


        Um fundo de investimento tem uma organização muito semelhante a de um condomínio. Portanto, os investidores que estão analisando esta possibilidade já poderão perceber que na verdade eles não estarão sozinhos, uma série de outros investidores também poderão comprar uma chamada cota do fundo de investimento, e assim passar a fazer parte desta carteira. 

        Para entendimento mais simplificado de como funciona os rendimentos feitos com base nos fundos, basta dizer que os ganhos são calculados diariamente em cima do lucro líquido de todas as operações que estão dentro do chamado fundo de investimento. Apesar da comparação com um condomínio, onde a grande maioria das pessoas já passa a fazer a relação direta com os imóveis, é importante deixar claro que estes investimentos são feitos apenas nas ações chamadas mobiliárias. 

Administração externa

        Uma outra característica básica dos chamados fundos de investimento é que os investidores precisam entregar seus recursos para serem gerenciados por uma empresa terceirizada e que esteja autorizada a realizar este tipo de operação de mercado. Muitas pessoas podem pensar que não existe nenhuma vantagem em deixar uma empresa administrando todo o seu dinheiro, mas esta pode ser uma decisão estratégica muito interessante especialmente para as pessoas que estão começando neste ramo. 

        O investidor do fundo de investimento está entregando os seus recursos nas mãos de pessoas capacitadas que poderão entender e tentar alcançar a melhor forma de se fazer um determinado investimento, dividindo seu dinheiro em partes e aplicando de forma diversificada. 

Diversificação

        A diversificação é a palavra chave e talvez a mais importante característica dos fundos de investimentos. Ao invés de escolher depositar seu dinheiro somente em uma única operação, os profissionais que serão contratados vão diversificar seus investimentos, colocando um pouco em cada aplicação. Assim, caso uma aplicação não vá muito bem, os investidores terão menos riscos de perder aquilo que foi investido do que realmente teria se tivesse escolhido investir tudo em ações, por exemplo. 

        Mas existem também alguns outros benefícios dos fundos de investimentos. Geralmente os custos de manutenção são menores do que de outros investimentos, o que já pode atrair ainda mais as pessoas que estão querendo começar a investir mas que ainda não estão interessadas em assumir grandes riscos e nem gastar muito dinheiro com este tipo de operação. 

        O resgate do dinheiro também é facilitado nos Fundos de Investimentos em relação a outras modalidades. E os usuários conseguem acesso as informações de rentabilidade dos fundos de investimentos de maneira simples e fácil, na maioria dos casos pela própria internet.