As corretora de valores são instituições autorizadas a comprar e ainda a vender ações e demais ativos voltados exclusivamente para as Bolsas de Valores para seus clientes, além de custodiar todos os seus títulos e ainda exercer os seus direitos. Todo o funcionamento da corretora de valores vem autorizado exclusivamente e regulado pelo Banco Central através da chamada Comissão de Valores Imobiliários, a chamada CVM. Além disso somente as corretoras estão habilitadas a executar diversas operações de compra e venda de ações, bem como títulos ou derivados diversos existentes da Bovespa.

corretora de valores

        Com isto podemos dizer que as corretoras são uma verdadeira porta de entrada para o mercado de ações. Com isto toda a negociação realizada através da Bovespa como corretora de valores é totalmente eletrônica contando com sistemas de última geração, e ainda é uma das mais rápidas do mundo, o que acontece de forma que amplia e torna ainda mais seguro, ágil e também transparente todo o mercado de capitais brasileiro.

        De forma básica a custódia de títulos deverá compreender todo o serviço de guarda e ainda o exercício de direitos de títulos, estes que são prestados através de investidores por uma instituição considerada custodiante. Todos os títulos que são negociados no mercado são registrados principalmente em nome dos vários investidores onde poderão ser transferidos para outra corretora de valores através da solicitação dos mesmos. Se entende ainda por direitos as bonificações, bem como os dividendos e os direitos de subscrição distribuídos por uma verdadeira companhia bem como seus acionistas.

Sobre o papel das corretoras no mercado

        As corretora de valores contam sempre com especialistas que poderão acompanhar e ainda analisar as empresas e os mercados. Eles ainda deverão orientar os investidores sobre como se operar no mercado e ainda recomendam todas as ações de comprar ou vender, em qual toda a quantidade e em que momento. É importante não se esquecer pois você é o verdadeiro responsável por investimentos na corretora de valores e ainda deverá ter um total poder para seguir ou não a qualquer tipo de orientação.

        Antes de realizar qualquer tipo de investimento em uma empresa é importante que se possa conhecer as suas estratégias, bem como todas as perspectivas de crescimento e ainda a sua participação no setor qual ela atua, e principalmente para que possa estudar toda a evolução de seus resultados e ainda o crescimento existente de seu patrimônio, o que é o papel das corretora de valores.

Escolhi uma corretora, o que fazer?

        Ao se realizar a escolha de uma corretora, o investidor deverá levar em conta a tarifação de corretagem cobrada por cada uma das operações de mercado, bem como toda a quantidade do sistema de negociação, nos chamados home brokers, bem como toda a rapidez e a estabilidade. É importante se dar toda a preferência para corretoras que não praticam as tarifações de corretagem fixa existente no home broker, que variam entre R$ 2,50 a R$ 20,00 por ordem executada partindo do seu dinheiro e lucro.