O mercado de renda fixa é mais uma excelente opção para as pessoas que estão querendo começar a guardar algum dinheiro, seja para a compra de imóvel, para a aposentadoria ou qualquer outro tipo de projeto de médio a longo prazo. Isso porque geralmente quem está pensando em começar a investir seu dinheiro ao invés de ficar guardando ele no cofrinho ou embaixo do colchão não quer se arriscar a perder este dinheiro.

renda fixa


        O mercado de renda fixa funciona com a comercialização de determinados títulos que possuem algumas especificidades em relação a outros produtos de investimento, como o fato deles pagarem uma determinada remuneração ou aplicação no momento do resgate, ou ainda quando se encerrar o período da aplicação. 

Empréstimo para o governo

        A forma mais interessante e prática de entender o que são os títulos de renda fixa e como eles funcionam é fazer comparação com uma operação financeira que é muito comum entre as pessoas, que é o empréstimo. Mas neste caso a figura do credor muda, ou seja, é o investidor que assume o papel de fazer o empréstimo para um determinado emissor do título de renda fixa. 

        Ou seja, da mesma forma que um banco te empresa dinheiro e depois vai cobrar as parcelas com juros em cima do valor total, o investidor também recebe juros deste dinheiro que está emprestando para o emissor do título de renda fixa. 

Características do investimento em Renda Fixa

        No momento que o investidor vai comprar um título de renda fixa ele vai ter que escolher entre duas modalidades: Os títulos pré-fixados e os títulos pós-fixados. 

        Os pré-fixados são vendidos já com a remuneração determinada no momento da aplicação. Ou seja, neste modelo de renda fixa, os investidores sabem exatamente quanto vão ganhar depois de um determinado momento. Por exemplo, se o título foi pré-fixado com 18% ao ano, significa que ao final dos 12 meses, caso o investidor queira vender o seu título e recuperar o dinheiro, ele vai poder receber todo o dinheiro que foi investido, e mais 18% de juros em cima daquele valor. 

        Já os títulos de renda fixa pós-fixados funcionam de uma forma um pouco diferente. Quando se escolhe esta modalidade, o investidor não vai saber quanto vai conseguir receber de juros ao final de um determinado período, apenas no final da aplicação. 

        Mas afinal de contas qual é a vantagem de se comprar um título de renda fixa pós-fixado? É que na verdade os juros vão depender da variação de alguns índices econômicos. Dependendo da situação econômica do País, pode ser um excelente negócio, já que a pessoa ganharia mais do que nos títulos que já estão com o rendimento fixado. Mas também significa que a pessoa pode correr o risco de não conseguir o resultado esperado. 

        Portanto, a renda fixa oferece uma boa alternativa para aqueles investidores que estão esperando um pouco mais em termos de resultados do que os investimentos mais tradicionais, como a poupança, ao mesmo tempo que também poderá conseguir ter mais segurança para a realização de outros investimentos.