A poupança é um dos investimentos mais populares do Brasil. A grande maioria das pessoas, quando pensam em juntar dinheiro para conseguir pensam em colocar o seu dinheiro na poupança. Mas muitos especialistas afirmam que guardar dinheiro na poupança é o mesmo que guardar dinheiro em baixo do colchão, já que os juros que são pagos realmente são muito baixos.

tesouro direto


        Mas existem algumas outras opções de investimento para quem está querendo começar ou que não dispõe de muitos recursos. Um deles é o Tesouro Direto. 

        Basicamente, o tesouro direto é uma forma de fazer um investimento em títulos públicos e atualmente todas estas aplicações e operações podem ser feitas pela internet, sem que a pessoa tenha que sair de casa. Os especialistas acreditam que o tesouro direto é uma opção de investimento de baixo custo e também muito segura quando comparada a outras modalidades. Isso acontece por causa da economia que o título público oferece. 

Vantagens do Tesouro Direto

        Para quem está pensando em começar a investir no tesouro direto, é importante salientar algumas vantagens que podem ajudar no processo de escolha e comparação com outras modalidades. 

        Antes de mais nada, os investimentos em tesouro direto podem ser feitos por pessoas que não querem ou não podem colocar muito dinheiro nesta operação. Para se ter uma ideia de que realmente os investimentos neste setor são baratos, os investidores podem começar a fazer suas aplicações com apenas R$ 100 mensais. 

        Uma outra característica muito interessante do tesouro direto é que os interessados em investir poderão gerenciar os seus próprios recursos. Como se sabe, alguns tipos de investimentos, como é o caso das ações, por exemplo, exige que o investidor contrate uma empresa para que ela possa realizar todas as operações de mercado com o dinheiro de outros. Além disso, estas empresas geralmente cobram taxas de administração dos recursos, que podem acabar consumindo boa parte dos lucros que se possui com as operações. 

        No tesouro direto, os investidores poderão se cadastrar no site do governo que permite tais operações e ele mesmo poderá escolher os títulos que deseja comprar. Além disso, os investidores do tesouro direto também poderão escolher se desejam títulos de curto, médio ou longo prazo. Assim, fica mais fácil escolher a alternativa mais próxima da realidade de cada investidor. 

        Como os investidores acabam tendo mais controle sobre o seu dinheiro, fica mais fácil também tomar algumas decisões, desde que elas estejam realmente subsidiadas com informações. No tesouro direto é possível escolher entre obter retornos com base na taxa Selic ou ainda com índices de inflação ou juros prefixados. 

        O governo é o responsável por fazer a compra dos títulos que serão vendidos posteriormente pelos investidores no sistema de tesouro direto. Toda quarta-feira o tesouro nacional garante esta compra, o que torna mais fácil para que a pessoa consiga realmente obter seus recursos. 

        Portanto, os tesouros diretos podem realmente ser uma excelente opção de investimento para as pessoas que desejam guardar dinheiro de forma segura e com juros um pouco mais atraentes do que o da poupança.