A grande maioria dos brasileiros que possuem acesso mínimo a informação já devem ter ouvido falar no investimento em ações de uma determinada empresa ou companhia. Mas quando o termo é Mercado de Capitais muitas pessoas ainda ficam com dúvidas. Pois saiba que uma coisa é basicamente igual a outra. Ou melhor dizendo, uma coisa complementa a outra.

Mercado de Capitais


        Fazendo uma comparação simples e rasa, com o objetivo de apenas tentar ilustrar melhor o conceito de mercado de capitais: Quando as pessoas precisam comprar mantimentos para a sua família, como arroz, farinha, carne, etc, ela se dirige até um estabelecimento que oferece uma grande quantidade e variedade destes produtos. Trata-se de um Supermercado. 

        Caso este estabelecimento não existisse, as pessoas teriam que ir até o fabricante do arroz, depois até o fabricante da farinha, e assim por diante. Com o mercado de capitais não é diferente. Trata-se do sistema que organiza a compra e venda de ações de empresas e companhias. 

Mercado de Valores = Bolsa de Valores

        Trocando em miúdos, o mercado de valores é basicamente a conhecida bolsa de valores. A diferença é que o primeiro termos geralmente é utilizado de forma mais abrangente, se referindo também as leis e regras que acabam regulamentando o setor. 

Mas o que são ações?

        Para entender o mercado de capitais é fundamental que as pessoas entendam o que é uma ação. Trata-se de uma pequena parte de uma sociedade anônima que e vendida para pessoas físicas e jurídicas. Toda pessoa que compra a ação de uma empresa, na verdade está comprando uma parte mínima do capital desta empresa. Esta compra é feita no mercado de capitais, e a pessoa que compra acaba se tendo o direito de participação nos resultados das empresas, tanto negativos quanto positivos. 

Rápidos conceitos do Mercado de Capitais

        Quando a pessoa entende o conceito básico do mercado de capitais, de que ele não o “fim” mas sim o “meio”, ou seja, a forma como as pessoas conseguem comprar e vender ações, fica mais simples de entender como ele funciona e suas estruturas básicas.

        O mercado de capitais é composto por diversos integrantes, como as bolsas de valores (quando pensamos no mercado de capitais como um todo, mas o universo dentro de uma bolsa de valores também pode ser chamado de mercado de capitais), sociedades corretoras e instituições financeiras que são autorizadas a operar na bolsa. 

        Ainda dentro da estrutura do mercado de capitais, existe o mercado principal, onde circula o dinheiro que vai parar nas empresas (mercado primário) e as transações que acontecem entre as próprias entidades e acionistas, como trocas de ações (mercado secundário). 

Como investir no mercado de capitais?

        Para começar a investir neste mercado de capitais é necessário que as pessoas se dirijam até uma sociedade corretora da bolsa de valores. Por exemplo, a grande maioria dos bancos que operam no Brasil também estão credenciados para gerir os investimentos no mercado de capitais. Mas existem também algumas empresas que focam neste tipo de investimento e ajudam os investidores que estão começando a entenderem como funciona quais são as melhores opções.