Com o mercado aquecido, investir dinheiro se torna uma opção não apenas para as pessoas que estão acostumadas com as regras de mercado e que possuem alto capital, mas também para as pessoas de classe média que pensam no seu futuro. Os primeiro investimentos sempre são muito complicados, uma vez que não se conhece muito bem o terreno a ser trilhado. Mesmo assim, algumas dicas acabam sendo importantes na hora de se decidir onde investir o seu dinheiro.

investir

Risco e retorno

        Uma das primeiras e mais importantes decisões que o futuro investidor deve tomar é a seguinte: quanto você está disposto a receber de retorno pelo seu investimento e em qual prazo? É claro que todo mundo que está pensando em investir quer receber a maior quantidade de dinheiro possível em um curto espaço de tempo. Mas existem duas variáveis que andam juntas quando o assunto é investimento: risco e retorno. 

        Ambas são equivalentes: quanto mais alto é a taxa de retorno desejada, maior é o risco que a pessoa tem de perder dinheiro, e o inverso também é verdadeiro. Por isso é importante que a pessoa consiga definir o seu perfil de investimento, com base em uma simples pergunta: Quanto estou disposto a arriscar?

Escolhendo o produto

        Quando se começam as buscas por informações na área, a grande maioria dos iniciantes querem a resposta para a pergunta: qual é o melhor produto para investir o meu dinheiro? E a resposta correta sempre será: depende! No parágrafo acima vimos a importância da definição de um perfil de investidor, e isso é a chave para o encontro dos melhores produtos no campo do investimento. 

        Um breve exemplo: A poupança é o melhor lugar para se investir dinheiro? Se a pessoa estiver disposta a obter um retorno baixo e lento, mas ter a segurança de não perder dinheiro, a resposta é sim. Caso contrário, a resposta é não. 

Onde investir?

        Confira alguns exemplos de formas e produtos de investimentos disponíveis hoje no mercado:

- Poupança: O investimento predileto dos brasileiros, mas também o que menor dá retorno entre a maioria das opções no mercado. Recomendado apenas para pessoas que querem ter risco 0 e pretende sacar os rendimentos em um longo prazo;

- Fundo de Renda Fixa: O fundo é uma forma de investir dinheiro em títulos da dívida pública, basicamente emprestando dinheiro ao governo. Possui um risco baixo e uma rentabilidade de baixa para média. 

- Ações: Investir em ações é se tornar dono de uma pequena parte de uma determinada companhia pública ou privada. Existem empresas especializadas em ajudar os iniciantes a investir de forma mais segura, mas para as pessoas que buscam conhecimento aprofundado no mercado de ações, pode ser uma boa oportunidade de ganhar dinheiro mais rapidamente do que as outras opções. Mas o risco também pode ser grande. 

- Tesouro Direto: Esta é uma outra forma de investir dinheiro emprestando recursos para o poder público. Os riscos são baixos, mas a rentabilidade também costuma ser de baixa para média.

- CDB: Funciona de forma muito parecida com o tesouro direto, mas neste caso as pessoas podem investir seus recursos nos próprios bancos, emprestando dinheiro para eles e recebendo juros por isso. Rentabilidade também baixa, mas risco quase zero. Mas é necessário cuidado para que as pessoas não comprem títulos de bancos que estejam em situação instável.